Thursday 4 June 2009

Livros: Tintin

Hergé também é autor de livros de viagens. No entanto, elas são transmitidas de uma maneira diferente daquela que Eduardo Salavisa utiliza no seu diário. Hergé utliza a Banda Desenhada. Para além disso, não conta as viagens na primeira pessoa, conta-as através das aventuras do seu alter-ego Tintim (tal como Ian Fleming conta as suas experiências atrvés do seu alter-ego James Bond). Esta ligação entre o autor e a personagem é tão forte que Hergé não permitiu que a sua obra fosse continuada após a sua morte, uma vez que Hergé se revia totalmente em Tintim, tal como acontece com Ian Fleming e James Bond. Mas Hergé escreve sobre viagens. Tal como Salavisa, retrata novos mundos, novas personagens, novos quotidianos. O talento de Hergé é tão formidável que ele conseguiu desenhar as paisagens de tantos países sem nunca os ter visitado (Hergé nunca viajou, fazendo as paisagens dos paíse que desenhava atrvés da observação de fotografias). O tema das viagens é fundamental em Hergé (talvez por nunca ter viajado), não sendo por acaso que Tintin é repórter (e não jornalista, o que implica que tenha de ir mesmo para o terreno)e globettroter, pois em mais de 20 aventuras apenas uma não é passa da num país estrangeiro ("As jóias da Castafiore").
Só salientar ainda (sem querer entrar muito por aí), que ao contrário do que a maior parte das pessoas possam pensar, Tintin é muito mais do que desenhos para crianças. Antes pelo contrário, o seu significado fica muito mais bem apreendido por um adulto, uma vez que tem símbolos que escondidos que não são revelados à primeira vista (entre outras coisas, uma sátira social e uma crítica de costumes extremamente acutilante), existindo, inclusivamente, um livro de Serge Tisseron que se chama "Tintin no psicanalista", no qual é feito um paralelo entre a vida e a obra de Hergé, tendo como ponto comum o seu subconsciente.
Enfim, Tintin, é muito mais do que histórias para crianças, e é entre outras coisas, sobre relatos de viagens, tal como o diário de Salavisa.





Para quem gostar de banda desenhada pode visitar o blog do público sobre o tema:
http://lerbd.blogspot.com/ (também tem um post sobre o livro de Eduardo Salavisa). Para saber mais sobre Hergé e Tintin há um livro giríssimo de Benoît Peeters, que se chama "Le monde de Hergé" (para além da consulta electrónica http://www.tintin.be/).


Já agora, se quiserem espreitar os desenhos animados, feitos com base na BD:

http://www.youtube.com/watch?v=bX8cFWG5QQE


A propósito, também está na calha um filme de Tintin, com produção de Steven Spielberg, e no qual, também entra Daniel Craig, entre outros.


J

No comments:

Post a Comment