Friday 20 February 2009

ExpoCarreiras post


Um workshop bastante interessante foi o da RTP conduzido pela DrªVera Roquete e por três ex alunos da universidade católica que neste momento se encontram a extagiar neste local. Estes falaram-nos da sua experiencia enquanto estagiários e principalmente do género de trabalhos que tem de realizar.


Fiquei particularmente interessada pelo estudo das audiências. Os estagiários efectuam relatórios semanais e mensais sobre as audiências indicando qual a ordem de liderança relativa á preferencia por parte dos telespectadores. Mas estes relatórios pretendem mostrar principalmente a razão por detráz dos resultados. Tentar procurar respostas para a liderança de um e a falha de outro e saber avaliar razões pontuais como um directo de um jogo de futebol ou uma emissão especial por pare de um canal que fumentam repentinas respostas do público. Partindo deste ponto de partida seguimos para uma continuação do estudo das audiências cada vez mais detalhada. Segue-se a análise da programação interna do canal e mais tarde para a programação dentro dos próprios programas tentando sempre fazer-se a comparação com a concorrência.


A drª.Vera explicou como é importante que esta apreciação dos valores seja feita por vezes de maneira muito minuciosa e exemplificou com uma minutagem que os estagiários ficaram encarregues de fazer aos talk shows da manha e da tarde nos três canais analisando ao pormenor a programação interna destes assim como a resposta dos telespectadores através da comparação com os valores de audiências. Ou seja realiza-se o visionamento dos três programas que passam em simultaneo. Desta forma é possivel organizar as rúbricas de forma a proteger as que tem menos sucesso com as de mais. Por outro lado tentou procurar-se quais os temas preferidos de quem vê estes programas se as tragédias os os casos de sucesso. Por outro lado ajuda a calcular os melhores timmings para passar o break comercial. Em relação á publicidade, esta ainda parece ser uma importante fonte de rendimentos para este canal estatal e apesar de ter o dever de realizar uma função pública superior á dos canais privados a RTP dá surpreendementemente bastante importancia ás audiendias, como pudemos ver, de tal forma que a análise por minuto dos commertial breaks é algo que se poderá seguir na aprendisagem destes estagiários.