Thursday 4 June 2009

Livros: Blake e Mortimer


Blake e Mortimer, estes nomes dizem alguma coisa a alguém? Muito provavelmente não. Porquê? Porque não são uma banda desenhada popular como Tintin, Lucky Luke ou Astérix (prometem-se posts sobre estes dois últimos). Blake e Mortimer são livros de banda desenhada criados por um discípulo de Hergé: Edgar P. Jacobs. São sobre as viagens e aventuras de uma dupla de heróis, Francis Blake e Philip Mortimer, sempre contra o terrível Olrik. A extrema qualidade e rigor do traço de Jacobs, a fiel descrição dos cenários, das personagens e dos enredos fazem desta banda desenhada uma obra prima da BD. Já para não falar do rigor técnico, científico e tecnológico com que Jacobs introduz os avanços civilizacionais da época em que viveu, pelo que Blake e Mortimer tem algum carácter de divulgação (ficção)científica, que é inovador relativamente às bandas desenhadas do seu tempo. O rigor do desenho e do conteúdo (paisagens e tecnologias)de Jacobs faziam com que o seu trabalho fosse de uma progrssão bastante mais lenta do que a dos seus colegas, o que hoje em dia se traduz num número bastante reduzido de obras publicadas em comparação com outras bandas desenhadas (provavelmente outra das razões pelas quais Blake e Mortimer são mais desconhecidos). De qualquer forma, a obra que existe é genial e está a ser continuada por outros autores: Yves Sente e André Juillard, bem como por Jean Van Hamme e Ted Benoît (os livros de cada uma destas duplas eram publicados alternadamente, mas infelizmente, com a morte de um dos autores, a obra de Jacobs só é continuada neste momento pela equipa de Yves Sente e André Juillard).
Enunciar os títulos de cada uma das obras seria demasiado maçador, pelo que aqui fica o título da mais recente, "O sanctuário de Godwana", e o leitor se tiver interesse pode pesquisar as outras em http://www.blakeetmortimer.com/.


Já, agora aqui fica a sugestão de leituras complementares para os mais curiosos: "Un opera de papier" de Edgar P.Jacobs (Jacobs era barítono, daí o jogo de palvras);"Le monde de Edgar P. Jacobs" de Claude Le Gallo; "À propos de l'affaire Francis Blake: histoire d'un retour" de Jean Van Hamme e Ted Benoît; e, por último "Dans les coulisses de Blake e Mortimer" de Yves Sante e André Juillard.

Tal como Tintin, Lucky Luke e Astérix, também esta BD foi passada para televisão:




J

No comments:

Post a Comment